quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

A VOLTA POR CIMA

Como dar um basta numa situação que você não aguenta mais e ser feliz
Por Rosana F. • 27/08/2009

Uma das melhores coisas do mundo é ele dar voltas. E uma das melhores qualidades do ser humano é ser mutável. Se você não aguenta mais o trabalho, está por aqui com o seu namorado ou de saco cheio de algo que te incomoda, é hora de dar um basta nessa situação. E ser feliz.

Passo um: querer

A usuária do Bolsa de Mulher Ju Maloca tem 40 anos e decidiu mudar seu estilo de vida. "Preciso melhorar minha auto-estima e minhas condições físicas. Vou me matricular em uma academia e melhorar meu corpo, pensando na beleza, mas principalmente na minha saúde", conta ela, decidida. Além de dar adeus ao sedentarismo e prestar bastante atenção no que coloca no prato, Ju quer mudar o olhar sobre si. "É preciso acreditar mais em si própria, não existem milagres. Temos que mudar nossa maneira de ver a nós mesmas", diz ela, que está com 65kg e pretende chegar aos 57kg. Tomar a decisão é o primeiro passo.
De bem com o espelho? Faça o teste e veja como anda a sua autoestima
Passo dois: determinação
A administradora de empresas Aline deu a largada para mudar de emprego. "Faz três anos que estou na empresa e certo dia pensei: por que continuar aqui se não sou reconhecida pelos meus quatro anos de estudos árduos na faculdade?", questiona. Certa de que se dedicou muito para se capacitar como profissional, ela quer mais: "Todo mundo estuda para progredir, não para permanecer no mesmo patamar, principalmente se esse patamar for "lá em baixo", menor do que merecemos". Aline abriu os horizontes para o mercado de trabalho. "Em breve estarei comunicando a nova bênção recebida: um novo emprego, que me valorize de verdade", promete determinada. "Busquem seus valores", incentiva. Acreditar que vai dar certo é o segundo passo.
É hora de mudar de emprego? Faça o teste!
Passo três: coragem

Quando o assunto é relacionamento, acontece de a gente ficar naquele reme-reme por meses, anos insatisfeita, mas sem conseguir dar um ponto final e partir pra outra. Neuzinha, usuária do Bolsa, conta que estava em uma relação que a fazia sofrer horrores. "Amei por muito tempo uma pessoa que não merecia. Mesmo amando-o, decidi dar um basta", diz, ressaltando que colocar a decisão em prática doeu. "Não foi fácil, mas como sempre me coloquei em primeiro lugar na minha vida, tive a coragem e a determinação de seguir em frente", revela. Neusinha garante que se libertou do passado: "Hoje, graças a Deus, sou imensamente feliz com quem realmente me merece".
Segundo a psicóloga Michele Matarazzo, enfrentar uma mudança envolve viver o luto da situação anterior. "Por isso é difícil aceitar uma nova situação mesmo ela sendo melhor que a de antes", explica a psicóloga, lembrando que para mudar é preciso coragem. "Quando existe muita dependência, sofrimento ou quando fica penoso encarar a situação no dia a dia, é hora de investir na autoestima. E acreditar que sempre há mudanças possíveis, sejam elas internas ou externas", ressalta. Ter coragem, avaliar os riscos e conhecer os ganhos é o caminho para a superação.
Você corre atrás do que quer? Faça o teste!
Passo quatro: superação
Na avaliação de Michele Matarazzo, o ser humano que se acomoda em situações desconfortáveis ou sofridas muitas vezes acredita que é assim que deve ser ou não conhece outras possibilidades. "As pessoas mais apegadas e dependentes nas relações terão mais dificuldade para mudar", afirma. Matarazzo explica que, para mudarmos, é preciso nos incomodarmos com o sofrimento. "Detectado o incómodo, temos que decidir de verdade que não queremos mais, saber que não precisa ser assim, que existem outras possibilidades". Olhar pra frente sempre, olhar pra trás, jamais.
O que o futuro te reserva? Faça o teste!


Romana F.   Leia mais deste autor.


(Extraído do site BolsadeMulher)

Nota: Não publiquei os testes mencionados acima, pois só recolhi o artigo. Sugiro que, em vez de  testes, tire algum tempo para pensar nas situações sugeridas no artigo, ou noutras similares e anote num papel as perguntas que faz a si mesmo(a), e as respostas que conseguir encontrar durante esse exercício! Pode-se chamar a isso: fazer o ponto da situação. Se quiser, dê uma olhadela no site sugerido acima (e donde extraí esse artigo) e leia mais matérias interessantes!
Aproveite esse tempo a sós consigo mesmo(a), pense mais na sua própria pessoa, desenvolva a sua autoestima! Seja feliz! Espero ter, de alguma forma, contribuido para que encontre o caminho do seu bem-estar, da sua felicidade!
 Manuela  Helena

Sem comentários:

Enviar um comentário