sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

ÁRVORE DE NATAL – MEDITAÇÃO


“A Árvore Natalícia e seus enfeites – Que nos lembra ou sugere?”



Partilhemos, desta vez, algumas pertinentes reflexões, com base nesta quadra festiva que vivemos: - o Natal!
Servir-me-ei, para base destas reflexões, se me permitem, de um postal que anexarei a esta mensagem, e que, peço, deverá ser observado com atenção, pois ajudará a compreender o que vou expor!
Como todos sabemos, esta é uma imagem vista um pouco por toda a parte do mundo, bastante utilizada, divulgada, inclusive publicitada! (refiro-me à árvore em si, não especificamente a este postal em particular!)
Por ser um exemplo perfeito para as reflexões que, nesta quadra festiva (mas também noutras situações), se impõem, escolhi esta imagem especificamente.
Nela, vemos uma árvore, com bolas (simbolizam frutos), com laços e fitas (simbolizam união, laços afectivos), velas (simbolizam a luz e são instrumentos de iluminação por excelência).

Então, vejamos:

A) – Deus, na Sua Palavra, compara-nos com árvores – vejam-se os exemplos das referências seguintes:
1 – “Será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas…” (Salmos 1:1)
2 - “E também agora está posto o machado à raiz das árvores...” (Mateus, 3:10)

B) – Deus quer que, tal como árvores, demos fruto… A Palavra do Senhor faz múltiplas referências a isso. Alguns exemplos:
1 – “ Produzi frutos dignos de arrependimento” – S. Mateus, 3:8
2 – “ Nisto é glorificado meu Pai, que deis fruto” – S. João, 15:8
3 – “Eu vos escolhi a vós e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça.” S. João, 15:16
4 – “ Ou fazei a árvore boa, e o seu fruto bom, ou fazei a árvore má, e seu fruto mau, porque pelo fruto se conhece a árvore.”- S. Mateus, 12:33
5 – “ Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons. Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.” S. Mateus, 7:17

C) – Deus diz na Sua Palavra que é a “Luz do Mundo”. Vejam-se as seguintes referências:
1- “Falou-lhes, pois, Jesus, outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida. ” - S. João, 8:12
2- “Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo.”- S. João, 9:5
3- “Disse-lhes, pois, Jesus: A luz ainda está convosco, por um pouco de tempo; andai enquanto tendes luz, para que as trevas vos não apanhem; pois, quem anda em trevas não sabe para onde vai. Enquanto tendes luz, crede na luz, para que sejais filhos da luz. (...) Eu sou a luz que vim ao mundo, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas.” – S.João, 12:35,36,46

D) - Deus quer que também sejamos luz:
1- “ E ninguém, acendendo uma candeia, a põe em oculto, nem debaixo do alqueire, mas no velador, para que os que entram vejam a luz. A candeia do corpo é o olho. Sendo, pois, o teu olho simples, também todo o teu corpo será luminoso; mas se for mau, também o teu corpo será tenebroso. Vê, pois, que a luz que há em ti não sejam trevas. Se, pois, todo o teu corpo é luminoso, não tendo em trevas parte alguma, todo será luminoso, como quando a candeia te alumia com o seu resplendor.” – S. Lucas, 11:33-36
2- “ Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; nem se acende uma candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.”- S. Mateus, 5:14-16.

E) – Deus quer que nos amemos uns aos outros, inclusive que amemos os nossos inimigos, porque Ele nos amou, e o Pai também amou o mundo:
1 – Eu porém, vos digo: Amai os vossos inimigos...”
– S. Mateus, 5: 44
2 – Amarás o teu próximo como a ti mesmo.”- S. Mateus, 22:39
3 – “Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o Seu Filho Unigénito, para que todo aquele que crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” – S. João, 3:16
4 – “ Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a vida pelos seus amigos.” – S. João, 15:13
5 – “ Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.” – S. João, 13: 34, 35

F) - Deus quer que sejamos unidos uns aos outros e também a Ele:
1 – “Porque onde estiverem dois ou três reunidos, em meu nome, aí estou eu, no meio deles.” – S. Mateus, 18:20
2 – “Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto, porque sem mim, nada podeis fazer. Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.” S. João, 15:4,5,7

Que possamos, pois, meditar na Palavra do Senhor, e no significado que todas estas referências acima mencionadas poderão ter para as nossas vidas!

  
Manuela Helena

Sem comentários:

Enviar um comentário