domingo, 18 de março de 2012

Pensamentos, Arte e Criatividade

No dia em que eu parar de criar, de ter qualquer inspiração, terei, por certo, morrido por dentro, estarei seca, certamente...
Criatividade é expressão do Poder Divino que cada qual de nós traz em si, como uma chama pequena que, se começamos a utilizá-la, cresce, avoluma, aperfeiçoa-se, torna-se mais frequente.Caso contrário, extingue-se.
O nosso poder criador deve servir para expressar sentimentos e emoções. Iso acontece com quem cria música, com quem a expressa, cantando-a, ou tocando-a. Mas também com quem pinta, com quem desenha, com quem planeia e constrói. Com quem cria objectos úteis e decorativos...
É Arte, e a Arte é Expressão do que nos habita o interior. Pode então ser Luz, Alegria, Vida... ou Trevas, Tristeza, Morte...quando bloqueamos (ou nos bloqueiam outros), a expressão artística dentro de nós.
Escrita é outra forma de Arte... Mas todas as formas  de expressar Arte dependem de um factor determinante, comum a todas elas: a Inspiração!Inspiração, é como o flash de uma máquina fotográfica, sem o qual a imagem desejada não é captada...é como uma faísca de luz súbita, que tudo ilumina, inesperadamente... se o toque da inspiração não acontecer... não haverá obra de  Arte!
Por mais que usemos técnicas sábias, trabalhosamente aprendidas... nunca ficaremos satisfeitos com o que produzirmos, seja em que área for!
É ela, a Inspiração que, qual um ser caprichoso, sobrevém quando menos se espera, e há que saber aproveitar esse específico momento, para obedecer ao impulso natural que essa inspiração nos dá. Quando não, o "instante mágico" foge, e a ideia ocorrida é esquecida, como um fumo que se esvai, célere, no ar! Qualquer pequena ocorrência pode também interromper e matar essa inspiração: -algo que suceda em simultâneo, alguém que se nos dirige sem saber que estraga um momento precioso...
Instantes frágeis e valiosos que, captados  atempadamente,  nos fazem produzir gloriosos testemunhos para a posteridade!

Nely

Sem comentários:

Enviar um comentário