quinta-feira, 19 de maio de 2016

"UNIVERSOS"- Uma crónica minha




Caros amigos, seguidores e visitantes: 
Hoje apresento-vos uma das minhas numerosas crónicas, extraídas do meu primeiro livro de crónicas intitulado "Vivências"... Espero que gostem!





1

UNIVERSOS

Existem vários universos, dentro do Universo pessoal de cada um de nós. Universos às vezes limitados, pelos nossas próprias limitações, ou pelas que nos são impostas por outrem, quer queiramos ou não… São universos concêntricos, cujo centro, muitas vezes, são os ambientes em que estamos habituados a mover-nos, e a viver.
Porque nos limitamos a esses espaços tão restritivos de vida? Porque deixamos que o dia-a-dia, a vida quotidiana, nos envolva, e nos prenda num laço que nos faz reduzir o ambiente vital?
As companhias que nos cercam, os lugares em que nos movemos, os afazeres, ou a falta deles, prestam-se, frequentemente a tais limitações. As quais nos apertam, a pouco e pouco, quais grades de uma prisão, ou quais garrotes que sustêm, a custo, a nossa energia vital e a restringem, a pouco e pouco.
Gradualmente, essa prisão aperta-se à nossa volta, sufocando anseios, roubando os nossos sonhos, travando os nossos impulsos.
Até que, tão sufocados ficamos, e manietados, de tal forma que, ou tomamos consciência do que nos acontece e lutamos, como quem tenta não se afogar, ou soçobramos e somos mergulhados a pique em estados de ânimo que roçam a letargia, a inércia, o aniquilamento da vontade e do carácter.
Então, é que o benfazejo ‘regresso as origens’ de cada um de nós, ou sucede, ou nunca sucederá … Depende de cada um de nós!
Depende da força de vontade em remar contra a maré opositora, na contra-corrente.
Depende da consciencialização de cada qual, para as limitações que o tolhem, mas com o olhar crítico e analítico de quem pretende mudar de rumo, quebrar correntes, romper amarras.
De quem pretende voltar a ser livre, ou sê-lo, inclusive, por primeira vez, na vida!
Quando conseguimos esse feito, a liberdade (re)adquirida dá-nos a força para seguir em frente, e alargar os horizontes, pôr o barco no mar e içar as velas.
Então, podemos descobrir que existem imensos, diversos, e variados universos, por explorar, dentro do Universo…
E que a Vida é uma aventura infinita, que começou là longe, no passado, mas cujos percursos infindáveis, e de múltiplas possibilidades, estão ao nosso redor, à nossa frente, à nossa espera… Sem limitações!
9/09/ 2014  (data da criação deste tema)

Monte Gordo, 19/05/ 2016
Nely



Obrigada pela vossa visita! Voltem sempre que quiserem!

Sem comentários:

Enviar um comentário