quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

SENTIMENTOS MATERNOS

                         SENTIMENTOS   MATERNOS



    Que sentimento é esse, que, tanta vez, se sente, quando se é mãe, e que nos faz crer que os filhos estão ainda tão ligados a nós?
   Ainda que esses filhos estejam distantes, e exista a saudade, é, no entanto, um pouco como se eles fizessem parte de nós! Será a isso que alguns chamam: “não ter cortado ainda o cordão umbilical”? – Talvez!
  Existe, às vezes, o desejo de participar mais da vida desses filhos, querer evitar-lhes as desilusões e querer quase, diria eu, viver a vida por eles…
  Exagero materno, de quem se esquece  de que também é - ou já foi - filho, com os mesmos desejos, gostos, ambições, de viver e experimentar, plenamente, tudo o que surge na vida…
Às vezes, choca-nos a rebeldia juvenil, e esquecemos que já fomos jovens… Esquecemos que eles funcionam como um espelho retrospectivo, que nos mostra a imagem reflectida do que já fomos …
Quando ousamos olhar-nos nesse espelho, então, uma compreensão mais real nos surge, e o fosso, ou o conflito entre gerações pode ser transposto, com um pouco de vontade: - a vontade de ver, escutar mais, a vontade de estar atento, presente… A vontade de amar, aceitando.

Nely

( do meu volume pessoal de temas para meditação: "Pensando Bem")



Sem comentários:

Enviar um comentário