quarta-feira, 14 de março de 2012

Tema Para Meditação: CORAÇÃO OU PEDRA ?

“O homem bom, do bom tesouro do seu coração, tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração, tira o mal, porque da abundância do seu coração, fala a boca.” – (Evangelho segundo S. Lucas, 6:45)




CORAÇÃO  OU PEDRA ?


É na práctica, nos gestos e acções do dia-a-dia, que sabemos, ou que os outros vêem, o que somos…
Se a pobreza ou miséria, à nossa volta, nos tocam tão fundo que agimos; se fazemos algo para minimizá-los; se gritamos a nossa revolta ao ouvir falar de coisas que “bradam aos céus”…Sim!
Aí, sabemos que, dentro do nosso peito, bate um coração que se agita! Aí, sabemos que, se acontecesse connosco, choraríamos o desespero e o desamparo!
Mas, quantas vezes, ao nosso redor, pessoas ouvem, vêem, presenciam dôr e necessidade? Quantas vezes, essas pessoas ficam caladas, viram as costas, indiferentes ou, pior ainda, atiram culpas a quem sofre, apontam com o dedo, censuram, mas negam a sua ajuda!
Negam-se a contribuir com a sua parte para acabar com aquilo que acusam de existir! Então, podemos perguntar de viva voz:- Tendes por coração uma pedra? Não sois, também, humanos?
Estamos nós esperando, sempre, que os outros se ocupem  do que diz respeito também a cada um de nós?
Será que é preciso serem os programas televisivos a agir, para tentar fazer justiça?  É já um tanto de injustiça da nossa parte!
Que direi? É mesmo egoísmo mesquinho de quem pensa:- Não tenho nada a ver com esse assunto!
Mas é chocante que assim seja, quando todos sabem que desgraças e problemas surgem a todos, ainda que se pense que “só acontece aos outros”!
E é quando, pelo contrário, pensamos que pode suceder connosco igual ou pior, quando sabemos, damos testemunho, e também se vê, que temos fibra de generosidade no coração!

Nely

Sem comentários:

Enviar um comentário