terça-feira, 15 de abril de 2014

PÁSCOA - O seu verdadeiro significado e alcance - Meditação



“P Á S C O A - O seu verdadeiro significado e alcance”


Páscoa : a segunda, mas não menos importante festa para os cristãos. (A  primeira é o Natal!)
Debrucemo-nos sobre o seu significado mais profundo … Ora, vejamos:
Leiamos o capítulo 12 do Evangelho segundo S. João. Diz-nos que Jesus acabara de chegar a Jerusalém, com os seus discípulos, e de ser recebido com aclamações e palmas. (Versículo 12 e seguintes). Ele aparece em Jerusalém precisamente antes da Páscoa dos judeus. (Versículo 1)
Um pouco mais adiante, no próprio dia em que iria haver essa celebração em toda a nação de Israel, Jesus manda alguns dos seus discípulos preparar a ceia da Páscoa, para comerem em conjunto. (Conforme nos diz o Evangelho de S. Lucas, no capítulo 22, versículos 7 e seguintes).   
O que era a Páscoa, para os judeus? Era a festa celebrada, anualmente, por tradição, por eles, e por mandamento expresso de Deus, desde o tempo de Moisés, afim de que recordassem e ensinassem a seus filhos e gerações vindouras, que Deus os havia libertado da escravidão do Egipto. (Conforme nos diz o Livro de Êxodo, capítulo 1, versículos 6 e seguintes; capítulo 3, versículo 7 e seguintes; restantes capítulos e capítulo 12, completo)

1º Ponto importante: Porque é preso e crucificado Jesus, precisamente durante essa época festiva?

 A Páscoa tradicional judaica apontava precisamente para o que iria suceder com Jesus, e o seu porquê. Conforme lemos no livro do profeta Isaías, desde o capítulo1, Israel deixou de obedecer ao Senhor (versículos 3 e seguintes). Então, Deus promete que exercerá juízo e ensinará a sua Lei desde Jerusalém ( capítulo 2, versículo 3 ) .
Vejamos a profecia que o profeta Isaías nos dá, no capítulo 7, versículos 14 e seguintes, sobre a vinda do Messias, ou seja, Jesus. O cumprimento dessa profecia acontece e é relatado, e a profecia lembrada, no Evangelho de S. Mateus, capítulo 1, versículos 18 a 25.
O Evangelho segundo S. João também nos mostra, no capítulo 1, João Baptista a fazer referência ao profeta Isaías, no versículo 23, ao identificar-se perante os sacerdotes e levitas:
 -“Eu sou a voz do que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías.”

2º Ponto importante: Para quem é a Salvação em Jesus?

 Se voltarmos atrás, nas páginas da Bíblia Sagrada, vamos ver, no Livro de Génesis, que a salvação prometida por Deus, para o seu povo, através de Jesus, não é só destinada a Israel, pois Adão e Eva receberam a mesmíssima promessa, após o pecado original. (Génesis, capítulo 3, versículos 14 e 15).
Quem é a “semente da mulher”? É Jesus! Porquê “semente da mulher”? Porque, como nos diz o Evangelho de S. Lucas, no capítulo1, versículos 34 e 35, Maria, sua mãe, era virgem, e Jesus seria nela gerado pelo Espírito Santo.
Isaías já o havia apontado como o Messias, como o Salvador, que salvaria o povo dos seus pecados.
No Evangelho de S. João, João Baptista, ao encontrar-se frente a frente com Jesus, saúda-O, identificando-O como “ Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.”
O cordeiro que os judeus preparavam para comer na Páscoa, desde a saída do Egipto, lembrava a libertação, o perdão dos pecados do povo de Israel, mas apontava já para o sacrifício único de Jesus, na Cruz do Calvário, em favor de toda a humanidade.
Quando Abraão subiu ao Monte Moriá, com seu filho Isaac, a mandado de Deus, com a finalidade de provar a sua obediência, Deus não pretendia que Abraão, na realidade, sacrificasse o seu único filho . Vejamos o que respondeu Abraão a Isaac, quando este perguntou “ onde está o cordeiro para o holocausto?”
 Abraão respondeu : -“ Deus proverá para Si o cordeiro para o holocausto .” Mais adiante, vemos precisamente que Deus fez isso mesmo.(Conforme podemos ler em todo o capítulo 22 do Livro de Génesis )

3º Ponto importante : O cumprimento das profecias  com relação à crucificação, morte e ressurreição de Jesus :   

No Livro de Actos dos Apóstolos, o Apóstolo Pedro faz referência a diversas profecias que se cumpriram com a crucificação de Jesus:
1ª) – “No Livro de Salmos está escrito : Fique deserta a sua habitação”… Isto refere-se ao suicídio de Judas , o traidor . (Veja-se o Livro dos Actos dos Apóstolos, capítulo 1, versículos 15 até 20.)

2ª) –“Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel .”Vejam-se os versículos 16 e seguintes, do mesmo capítulo do Livro de Actos dos Apóstolos. (profecia referente ao derramar do Espírito Santo sobre todas as pessoas, depois de Jesus ascender ao Céu, após a Sua ressurreição, no Livro do profeta Joel, capítulo 2,versículo28.)

3ª) – “Pois não deixarás a minha alma no Hades…” – O Hades era o Inferno, e esta profecia é da autoria de David, no Livro de Salmos, e refere-se a Jesus.( Pedro diz isto, no capítulo 2 do Livro de Actos, no versículo 27.Leia-se todo o capítulo 2 do mesmo livro, para confirmar.)Essa profecia encontra-se no Livro de Salmos, no capítulo 16 ,versículos 9 e 10 )

4ª) – “Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores …” – Veja-se o capítulo 4 , versículo 11, que nos reporta ao Livro de Isaías, , capítulo 43, versículo 11, com a respectiva profecia.
 O próprio Senhor Jesus, após ressuscitar, apareceu aos seus discípulos, no Cenáculo, e disse-lhes
“ Assim está escrito e assim convinha que o Cristo padecesse, e ao terceiro dia ressuscitasse dos mortos …” ( Veja-se o Evangelho de S. Lucas, capítulo 24, versículos 46 e 47 ) . O Senhor refere-se aqui à profecia do profeta Oséas, no Livro de Oséas, capítulo 6, versículo 2 .


4º Ponto importante : Conclusões a tirar desta exposição:
Como vemos, todo o Antigo Testamento está cheio de profecias a indicar a vinda de Jesus ao mundo, e a sua finalidade. Vemos, no Novo Testamento, o cumprimento de todas essas profecias, confirmadas e explicadas por Jesus e seus discípulos .
Então, que podemos concluir de todo este estudo ? – Que a Páscoa verdadeira, segundo a Bíblia, diz respeito a todos nós, e não tem nada a ver com as práticas pagãs de celebração da Primavera, nem de ofertar seja o que for.

Mas, se quisermos ofertar alguma coisa a alguém, que nos possamos lembrar, em primeiro lugar, de lhe mostrar que Páscoa é Salvação, e que Jesus no-la oferece grátis ! Ofereçamos, então, aos nossos queridos, ou a outrem, informação bíblica que leve as pessoas a Jesus, para receber a Salvação!
É esse, também, o mandamento do Senhor : - “Assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós.” ( Veja-se o Evangelho segundo S. João, no capítulo 20, versículo 21, e o Evangelho segundo S. Lucas, capítulo 24, versículo 47 : -“ E em Seu Nome se pregasse o arrependimento e remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém .” E ainda :-“ Ide por todo o mundo, e pregai o Evangelho a toda a criatura .” (Veja-se o Evangelho segundo S. Marcos, capítulo 16, versículo 15) . Obedeçamos, pois, ao Senhor !


Espero que tenham gostado desta meditação!  Desejo Páscoa Feliz a todos!

Manuela Helena

Sem comentários:

Enviar um comentário